KELMAN RESERVA LAGAR TINTO
   
2016 Dão

KELMAN Reserva Lagar 2016 Dão

A Quinta da Família Kelman está localizada em Nelas, no coração do Dão, junto a localidades históricas como Vilar Seco e Santar. É na praça desta cidade que um festival de vinho ocorre em setembro de cada ano. Nelas também abriga o Centro de Estudos Vinicultura (CEV Dão) que desenvolve pesquisas avançadas para apoiar a indústria do vinho regional, como a seleção das melhores variedades genéticas. Vinhos históricos do CEV se apresentam em excelente forma mesmo após 50 anos após produzidos, demonstrando a longevidade dos vinhos do Dão.

A vinha tem 6 hectares foi plantada no ano de 2000 com castas tradicionais da região, sendo a maior parte (mais de 50%) de Touriga Nacional. A altitude média é 430 metros. A precipitação é de 1100 mm / ano, com as chuvas concentradas nos meses de inverno. O declive suave da quinta e o seu solo arenoso (granito decomposto) proporcionam uma boa drenagem.

A temperatura varia de zero grau no inverno até mais de 30 graus Celsius no verão. A média anual é 15 graus Celsius. Uma amplitude elevada da temperatura diurna (i.e. noites frias e dias quentes) junto com a acidez natural do solo são as condições ideais para o desenvolvimento das uvas, acrescentando frescor e acidez aos vinhos.

A partir da vinha é possível distinguir a serra do Caramulo e Vilar Seco

Castas: Touriga Nacional (60%), Tinta Roriz (25%) e Alfrocheiro (15%)

Vinificação: A vindima é feita a mão e as uvas são transportadas até a adega em pequenas caixas. Após o desengace, as uvas são esmagadas   seguem para lagares de granito para fermentação com pisa a pé. A maceração ocorre de maneira delicada e temperatura controlada para extrair toda a tipicidade das castas autóctones.

Estágio: A Touriga Nacional estagia 12 meses em barricas de carvalho francês novas. A Tinta Roriz e Alfrocheiro ficaram sempre em cubas de aço inox. Antes de engarrafar é feita uma ligeira clarificação (com produtos de origem vegetal) e depois filtração de modo a manter todo o seu potencial aromático e estrutura. A estabilização e maior parte da clarificação é natural. Pequenos sedimentos podem aparecer durante o estágio na garrafa. Não contém produtos de origem animal.

Engarrafamento: Abril de 2018

Açúcar: 1,2 g/l

pH: 3.74

Teor Alcoólico: 14% Vol.

Acidez: 5.72 g/L

Quantidade: 4230 garrafas numeradas

Notas de Prova:

- Aroma: Cor de rubi intensa com aromas de frutas vermelhas maduras e sugere amoras silvestres

- Sabores: Vinho com muito corpo e estrutura que equilibram bem com sua acidez natural e seu caráter mineral. É um vinho com frescura e final prolongado.

Sugestões: Esse vinho pode ser consumido imediatamente ou após alguns anos, por ser tratar de um vinho de guarda. Sua estrutura e frescor ampliam suas possibilidades gastronômicas.

Servir preferencialmente com temperatura entre 16-18°C. Acompanha carnes de todos os tipos e queijos curados.

Sugerimos o uso de decanter para obter seu potencial máximo.

Enólogo: António Narciso

 

 

Expira dentro de
-33 dias
Partilhar:  
13,75

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Leia mais informações AQUI. Aceitar