QUINTA DO FRANCÊS
Tinto   
2015 Algarve

QUINTA DO FRANCÊS TINTO 2015 ALGARVE  

A Quinta do Francês é uma propriedade familiar, com 8 hectares de vinha, situada nos vales de Silves, a caminho da Serra de Monchique, na ribeira de Odelouca, na região mais ao sul de Portugal, o Algarve. 

Nascido em França, de uma família italiana do Piemonte com uma tradição de produção de vinho, Patrick Agostini tornou-se médico de Anatomia Patológica. Aos 33 anos, com a sua esposa de origem portuguesa, Fátima, decidiram deixar a França para vir viver em Portugal. Aí encontrou a propriedade que lhe permitiu seguir a sua paixão de produzir grandes vinhos.

O terreno que ele escolheu, no vale da ribeira de Odelouca, no Algarve, com encostas viradas a sul, com um solo xistoso e com as castas plantadas, Trincadeira (Tinta Amarela), Aragonês (Tinta Roriz), Cabernet Sauvignon e Syrah, fazem deste vinhedo um "terroir" ideal com condições perfeitas para produzir grandes vinhos.  

Em 2002, as vinhas foram plantadas com um sistema de irrigação. Em 2008 a adega estava finalmente pronta para produzir vinho. O Patrick estava agora pronto para enfrentar o desafio de conseguir com que o Algarve fosse reconhecido como região produtora de vinhos.  

Patrick produz um vinho topo de gama "Quinta do Francês", e o segundo vinho, Odelouca". Ambos os vinhos foram muito bem aceites, ganhando medalhas em famosos concursos internacionais, como Bruxelas e Londres e, atraindo críticas muito favoráveis na imprensa nacional e internacional.  

Castas: Cabernet Sauvignon, Syrah, Trincadeira e Aragonês

Clima: Mediterrâneo continental. Dias quentes e noites frias.

Solo: Encostas e terraços de Xistos Ácidos.

Densidade: Plantação 3700 plantas por hectare.

Conduta: Cordão unilateral.

Teor alcoólico 13,5%

Garrafas de 750 ml

Notas de prova: Vinho de cor rubi escuro com aromas exuberantes de frutos pretos silvestres, com ligeira nuança floral a esteva e especiarias. Na boca revela-se um vinho bem arredondado, de uma grande elegância. Longo final na boca.

Vinificação: Uvas vindimadas manualmente, em caixas de 12 kg, com dupla triagem na vinha e na adega, 100% desengaçadas e levemente esmagadas, fermentadas em Cubas Inox termocontroladas a 28-32ºC durante 8 dias e com 16 dias de maceração. Fermentação maloláctica nas barricas. Envelhecimento em madeira nova de carvalho francês durante 14 a 20 meses antes do engarrafamento.

Filtração: Não é filtrado.

Temperatura a Servir: Entre 18 - 20ºC.

Enólogo: Patrick Agostini

 

Expira dentro de
-33 dias
Partilhar:  
17,95

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Leia mais informações AQUI. Aceitar