João Pires
João Pires é Master Sommelier, um titulo apenas atingido por menos de 200 pessoas no mundo. É, não só o primeiro português a alcançar a categoria de Master Sommelier, mas também o primeiro da península ibérica.
As iniciais “MS” junto do nome de um sommelier indicam que este profissional atingiu o mais elevado nível da sua carreira, e que está apto a aconselhar correctamente o vinho ou outra bebida para determinada situação.
Até há pouco tempo foi responsável pelo Wine Department do Dinner by Heston Blumethal no Mandarin Oriental de Londres.
Organizou as caves de restaurantes em Montreal e Toronto no Canadá, foi Chef Sommelier no Hotel Ritz Four Seasons em Lisboa e dos estrelados The Vineyard at Stockcross, The Capital Hotel e Gordon Ramsays at Royal Hospital Road no Reino Unido. Ainda com passagens por restaurantes Michelin em Paris como o Hotel de Crillon, Alain Ducasse, La Tour d’Argent e o Georges V.
Estudou na International Sommelier Guild, Wine & Spirits Education Trust, Weinakademie, Faculté d'Oenologie de Bordeaux, The Court of Master Sommeliers e atualmente está a terminar os estudos para se consagrar Master of Wine.
Foi chamado para ser júri, ensinar e fazer apresentações mundiais, desde Macau e as Filipinas na Ásia, Austrália, passando pelos E.U.A, Canadá, África do Sul, Marrocos, Brasil e toda a Europa.
É membro de várias e importantes confrarias onde se destacam a Confrérie de la Chaine des Rotisseurs, Association Internationale des Maîtres Conseils en Gastronomie Française, Compagnie des Mosquetaires d’Armagnac e ainda La Jurade de Saint-Émilion.
Venceu vários concursos de sommelier e representou Portugal no cenário internacional.
Foi ainda distinguido como Sommelier do ano em 1999 pela Revista de Vinhos em Portugal, Sommelier of the Year em 2004 pela Academia Portuguesa de Gastronomia, Best International Sommelier of the Year em 2004 e o Grand Prix du Sommelier 2009, pela reputada Academia Internacional de Gastronomia em Paris.

Esta semana MS João Pires convida o Chef Henrique Sá Pessoa, numa conversa sobre projectos, vinhos e gastronomia.

Henrique Sá Pessoa tirou o curso de cozinha no Pennsylvania Institute of Culinary Arts na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, entre 1996 e 1997. A sua carreira profissional arrancou em Londres, no prestigiado Park Lane Hotel, em Picadilly, onde esteve até finais de 1999.

Voou depois para a Austrália, onde trabalhou no Sheraton on the Park, em Sidney, trabalhando em várias secções da cozinha do Hotel. Regressou a Portugal em 2002, passando pelo Lapa Palace, Restaurante Cirpiani, Restaurante Xarope em Cascais, La Villa na praia do Tamariz, Bairro Alto Hotel e Restaurante Flores.

Em 2005 venceu o Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais prestigiado de cozinha em Portugal. Até 2008 foi responsável pela cozinha do Restaurante Panorama, no Sheraton Lisboa Spa e Hotel. Foi a partir daqui que deu o passo para a televisão, com programas como Entre Pratos e Ingrediente Secreto. Foi em 2009 que avançou para o seu projeto próprio, Alma. 

Foi logo nesse ano que o Restaurante Alma ( http://alma.co.pt/#/HOME-01-00/ ) foi distinguido pela Revista de Vinhos como Melhor Restaurante.

Em Outubro de 2010 começa uma nova aventura na RTP 2 com o seu programa semanal Ingrediente Secreto.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Leia mais informações AQUI. Aceitar