Helena Mira
Professora de Enologia na Escola Superior Agrária de Santarém e membro do júri de vários concursos nacionais e internacionais de Vinhos.
ASSIM NASCEU O VINHO POLINÓMIO por Helena Mira

Um vinho nasceu das mãos de alunos e professores da Escola Superior Agrária de Santarém. Quisemos saber tudo deste projecto e saber como se ensina fazendo. Helena Mira conta-nos a aventura de fazer um vinho...


A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), integrada no Instituto Politécnico de Santarém, é uma Escola centenária, com grande tradição no Ensino das Ciências Agrárias. A Escola Frutuária Prática Elementar de Agricultura, na origem da actual ESAS, foi fundada em 18 de Julho de 1888, constituindo o início de um processo evolutivo de formação importante que culmina hoje com a existência desta estrutura de ensino superior, reconhecida no âmbito das ciências agrárias, aos níveis nacional e internacional, dignificando a cidade de Santarém.

A vinha situada na Quinta do Quinto, uma das três propriedades da ESAS, tem uma área de aproximadamente 10 hectares, onde estão implantadas as castas tintas Tinta Roriz, Syrah e Alicante Bouschet, e a casta branca Fernão Pires. Recentemente, há dois anos foram plantadas as castas Arinto, Sauvignon blanc e Chardonnay.

A adega da ESAS é dos anos 80, tendo sido possível este ano, ao abrigo de um projecto QREN, modernizar a adega, adquirindo-se novos equipamentos e cubas com sistema de temperatura controlada.

Quisemos lançar um vinho que é elaborado e acompanhado pelos alunos do Curso de Especialização Tecnológica em Viticultura e Enologia e pelos alunos que frequentam a Unidade Curricular de Enologia. Nesse sentido foi escolhido um nome que se identificasse com a Escola: POLINÓMIO. Porque polinómio é uma expressão matemática, matemática é usada em engenharia, engenharia está relacionada com a Escola Superior Agrária de Santarém.

Depois de se escolher o nome, a nossa marca, foi necessário escolher o rótulo para as garrafas e a imagem para as caixas do Bag-in-Box. Foi uma tarefa árdua, até encontrarmos este design que captou o espirito da Escola e propôs um trabalho de que gostamos. O rótulo do vinho tinto representa um quadro de ardósia onde foram escritos vários polinómios, posteriormente apagados, e a capsula representa o pau de giz para escrever no quadro. O rótulo do vinho branco representa um papel quadriculado.

Os vinhos foram apresentados ao público, em Maio. Trata-se de um vinho tinto de 2011 e um vinho branco de 2012. O vinho tinto, elaborado a partir de uvas das castas Tinta Roriz, Alicante Bouschet e Syrah, apresenta uma cor rubi, aroma a frutos vermelhos, com presença de madeira bem integrada e um toque de especiarias. O vinho branco, elaborado a partir de uvas da casta Fernão Pires, apresenta-se como um vinho gastronómico, com alguma mineralidade, volume de boca e um final a lembrar amêndoas torradas. Para já apenas disponíveis em BIB, em breve iremos certificar um lote junto da CVRTejo para ser engarrafado.

O nosso mote é ensinar fazendo, usando as nossas infra-estruturas para que os estudantes acompanhem toda a fileira do vinho. Esperamos no futuro poder fazer mais e melhor vinho. AO ALTO CHARRUAS.

Helena Mira

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Leia mais informações AQUI. Aceitar