Mário Louro
Enólogo desde quase sempre, foi cedo que herdou a arte de seu pai.
Em 1976 passou a desempenhar funções na Câmara de Provadores passando a ser membro do júri de concursos nacionais e internacionais, como o Concurso Mundial de Vinhos (1979) e MUNDUS VINI (Alemanha).
Da elaboração dos programas de rotas de Vinho para a Expo 98, à coordenação do Projecto para o Conhecimento dos Vinhos Portugueses na Ásia, muitas foram as actividades no mundo dos vinhos ao longo dos anos.
Formador para profissionais desde 1991 e para enófilos desde 2000, destaca-se como formador da disciplina de Enologia na Escola Hoteleira do Estoril e Lisboa.
É ainda desde 2007 Director do Concurso Nacional de Vinhos, onde em 2012 estiveram presentes 198 provadores nacionais e estrangeiros.
Escreveu dois livros: “Quinta da Lapa” e “Uma Historia de Vinho”, e é actualmente cronista regular para vários jornais e revistas.
ENTENDER O VINHO | Elucidário em C

"Quando não sabe decidir-se, qual deve admirar mais, se a porfia de uns,  se a paciência de outros….
…Aquilino? Sim eu quereria Aquilino para os humildes, para os que seguem, de enxada ao ombro, de cardenha para os calços a penar o seu calvário, para os que se movimentam, como autómatos durante as noites de lagar, até caírem derrancados, em letargo, nas palhas das tarimbas
…porque este vinho, por sua hierarquia e dignidade, não é dos que se bebem só com a boca, bebê-lo só com a boca seria reduzir a sua essência divina a grosseiro xarope…"

Às voltas com as palavras do vinho, agora em "C"...

Cardenha: casa térrea onde os jornaleiros (os que trabalham à jorna no lagar) dormem.

Calços: parede que sustenta a terra de um socalco, botaréu.

Cangaço: esqueleto do cacho, o pedúnculo ou pé do cacho com as suas ramificações,  depois de tirados os bagos (cachiço, cango e/ou engaço).

Camear: meter uma cepa com toda a sua rama debaixo da terra deixando de fora um ou mais sarmentos.

Colagem ou Caldagem: adubação ou corregimento da terra por meio de cal.

Carregar na poda: deixar na cepa vara muito grande para fruto ou muitas varas.

Cavalo: Planta que tem a raiz na terra e cuja ramagem é constituída por outra que, se lhe ligou por enxerto.  

Cabaret (século XIII): diferença entre taberna, onde se bebe, e cabaret onde se come.

Capitoso: um vinho forte em álcool e que sobe à cabeça.

Carácter: distinto na sua categoria, seja pela sua singularidade seja pela sua originalidade própria.

Cariciando: que se opõe a um vinho que é duro. Este termo impreciso faz parte de um vocabulário de amadores qualifica um vinho de taninos pouco salientes, que deixam sensações de fluidez e macieza.

Clima: um dos elementos mais importante no puzzle do terroir.


À era em que vivemos, podemos bem considerá-la como a era da especialização.  O saber humano, pela sua vastidão deixou de ser o apanágio de uns poucos,  dos sábios… permitir que cada um de nós se entregue á tarefa que se encontra mais apto… cada um é para o que nasce.

Mário Louro

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Leia mais informações AQUI. Aceitar