Pedro Teles
A paixão pela cozinha nasce desde cedo por influência da sua mãe, e a extrema vontade de aprender, vontade e amor por esta arte dos sabores, fê-lo tirar um curso de cozinha.

Estagiou no Restaurante com Estrela Michelin BELCANTO de José Avillez, e foi convidado a permanecer, onde teve oportunidade de passar pelos vários espaços do grupo - Belcanto, Cantinho do Avillez, Pizzaria Lisboa, Café Lisboa, etc.. É depois convidado para o projecto do Restaurante PEDRO E O LOBO e mais tarde para o EL TOMATE.

Está agora a construir a concretização de um sonho, com o projecto do seu próprio espaço que brevemente abrirá portas. Aqui, irá criar a sua própria cozinha e ligará os sabores da sua terra – Ribatejo, ao seu gosto pessoal, com base nas várias experiências que teve com “os melhores”, como diz. Promete não desiludir mas sim surpreender com os seus pratos.

Gosta de sabores intensos e arrojados no prato e suaves mas encorpados no copo e de preferência interligados como uma só peça. Os amargos não são o seu forte mas os ácidos fazem parte dos seus menús. Da cozinha mediterrânica à tradicional, passando pela asiática, cada prato seu promete ser uma a viagem perfeita, onde a sua maior e principal preocupação é criar um sabor Umami a quem os prova.
DESMISTIFICANDO PALAVRÕES DA COZINHA por Pedro Teles

Na minha área o gourmet não é mais que alta cozinha, mas o que é isto de alta cozinha? Talvez não seja mais do que trabalhar e respeitar os alimentos, retirar o que de melhor nos podem oferecer, e isso requer muito trabalho dos cozinheiros e estudo dos mesmos.

A palavra gourmet vem do francês e dos grandes e bons apreciadores de vinhos - gourmands. Tratam-se de grandes amantes que por algo se apaixonaram e que anseiam por algo que lhes traga aquela lufada de sabor à alma e à boca. Não necessariamente complexo, para mim é suficiente um bom vinho e um bom prato tradicional bem confeccionado, enche-me as medidas!

Mas é tempo de desmistificar. O gourmet, muitas vezes visto como 3 pontos num prato e uma barrigada de fome, eu digo, isso é degustação. O gourmet é o intenso sabor umami que se consegue casar entre prato e bebida e que roça a perfeição. Mas também todo um ambiente que ao prato rodeia. A temperatura dos pratos e do vinho, o serviço de mesa, o guardanapo de pano imaculado, o espaço, a pessoa que nos atende. Esta é a perfeição da qualidade gourmet!

Se vamos a um restaurante gourmet e pedimos um vinho que é servido à temperatura indicada, que acompanha um prato que por sinal é o nosso favorito, onde os alimentos que o compõem têm qualidade, frescura e uma boa confecção, e claro alguma imaginação no empratamento (os olhos também comem), isto é gourmet para um gourmant. Simples!

Pedro Teles
Arquivo:

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Leia mais informações AQUI. Aceitar